domingo, 8 de novembro de 2015

A teoria de tudo

A teoria de tudo ( título original – “The theory of everything”), narra a história de Stephen Hawking, que apesar de suas limitações físicas , é até hoje um exemplo de superação.
O filme foi baseado na biografia do físico, que ainda muito jovem foi diagnosticado com ELA,
( Esclerose Lateral Amiotrófica ), o drama relata as dificuldades encontradas no dia a  dia de portadores de tal doença , e como o apoio de Jane, sua então namorada, foi capaz de lhe motivar  , auxiliando em sua luta diária pela sobrevivência.
           Popularmente conhecida como  “A doença do neurônio motor” , ELA é uma patologia  degenerativa, que  ainda é  pouco conhecida, não  sabe-se de fato suas causas especificas.
Tal como  podemos  notar no filme, os principais sintomas  que apresenta a pessoa acometida  por ELA  , é fraqueza , acompanhado de rigidez  e atrofia muscular. Causados pela degeneração progressiva dos neurônios motores.
           Diagnosticado com a doença neurodegenerativa aos 21 anos, Stephen recebeu a previsão que lhe restavam  poucos anos de vidas. Triste e negando-se a receber ajuda, ele estava certo que iria morrer e apenas precisava fazer tudo o que podia  antes que seu prazo acabasse.
Jane então, mesmo sabendo do pouco tempo de vida do companheiro, prometeu-lhe estar ao seu lado o tempo que o restava, não o deixando desamparado. Isso fez com que o Físico não desistisse de seus objetivos.
Como  já era previsto , seus movimentos foram ficando  cada vez mais limitados, Gradualmente foi perdendo a agilidade motora, impossibilitando-o de realizar simples atividades, tais como andar e alimentar-se.
Como sabia que em pouco tempo perderia também a   capacidade de se comunicar-se e que  o  seu tempo de vida estando cada vez mais curto, ele passou então a repassar todo conhecimento que tinha até então , estabelecendo suas teorias e suas opiniões sobre . A mais conhecida delas é a teoria dos buracos negros, que não foram aprofundadas no drama.
Surpreendentemente Stephen supera todas as suas limitações, além de se tornar um físico aclamado, teve com Sua esposa 3 filhos, e superou  a previsão que apenas viveria por mais alguns anos. 
Sua esposa , cada vez sentia-se mais exausta , com todo peso sobre seus ombros, além de seu marido, que precisava de sua total ajuda, mais seus 3 filhos. De esposa amável e carinhosa, tornou-se uma pessoa triste, cada vez mais cansada de tudo aquilo .
Stephen contraiu uma pneumonia, que o acometeu  durante uma viagem, ele acabou sendo internado em coma , sem muitas opções os médicos decidiram  que uma Traqueostomia seria a única solução para  ele continuar respirando, porém se realizado o procedimento ele jamais voltaria a falar,  ele já avia dificuldades de comunicação antes do procedimentos e  a perda completa da voz  era apenas questão de tempo.
Após acordar do coma, já com a traqueoscomia , Stephen teve que reprender a se comunicar.
Seu relacionamento com Jane nessa fase já não é mais o mesmo que nos primórdios de seu casamento, em um termo amigável os dois decidem se divorciar.
Atualmente, ele é uma das mentes vivas mais brilhantes que se tem conhecimento, com seus 73 anos, superou tudo o que a medicina e a biologia tinham lhe previsto, casou-se com uma enfermeira que acabou divorciando-se também alguns anos mais tarde, Jane casou-se também e os dois ainda são amigos.
A história de Stephen é um grande exemplo de superação, e deixa-nos grandes ensinamentos sobre a vida.

Não podemos deixar ninguém delimitar nosso tempo , nem nada limitar nossas chances e escolhas para ser feliz.  Devemos aproveitar cada segundo, minuto , que temos, nos profundar naquilo que desejamos e jamais deixar que escolham por nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário