domingo, 8 de novembro de 2015

Sustentabilidade- O descarte de resíduos nos meios aquáticos




        O descarte incorreto de resíduos nos oceanos pela ação inconsequente do homem, tem aumentado o número de animais marinhos mortos em todo planeta , ocasionando o desiquilíbrio natural.


        Uma das consequências desse ato, é a acidez das águas oceânicas,   além de causar problemas climáticos, que quando em desiquilíbrio , vitima centenas de espécies , um exemplo , são as águas – vivas  e medusas, que sofrem muito com essa ação.
Toneladas de lixo químico ( esgotos não tratados,  resíduos industriais, petróleo, adubos...) e sólidos ( plásticos, metais...) são descartados diariamente de maneira irracional  nos mares.  Muitos destes, são  confundidos por presas e  acabam sendo  consumidos , esse ato na sua grande maioria , leva o animal ao óbito, o que acaba contribuindo  para  o desiquilíbrio na cadeia alimentar.
      Um grande exemplo, é o aumento das mortes de tartarugas , baleias, golfinhos e demais  espécies marinhas, muitas já estão em estado de extinção.
Não é de hoje que o transporte marítimo é constantemente utilizado , tanto para locomoção de seres humanos, quanto para atividades de importação e exportação  de mercadorias. Isso, também contribui para a poluição nas águas, com frequência , acidentes como , vazamento de petróleo podem ocorrer de forma a causar grandes impactos ambientais.
Algumas atitudes podem ser tomadas para minimizar os efeitos da degradação ambiental, porem o mais eficaz de todos os métodos ainda é  a de conscientização, evitando o acumulo de  materiais e resíduos poluentes que possam  afetar as águas oceânicas.
Nos últimos anos , muitas pesquisas   foram realizadas  em prol da sustentabilidade, visando , conter os efeitos negativos da industrialização e  agricultura, no mundo globalizado.
      Algumas inovações já estão sendo utilizadas  nas industrias, tais como  o plástico  biodegradável , cujos componentes são derivados de  matérias primas de fontes renováveis , na sua maioria derivados de produtos vegetais, como celulose, amido, etc... Substituindo as resinas de fontes não renováveis , como os derivados do petróleo.

Outra solução , que já é utilizada em grande parte dos países, é o tratamento do esgoto, e a reciclagem de resíduos  poluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário